Apresentação

        Flávio Quintanilha nasceu em São José dos Campos e por volta dos dez anos de idade, aprendeu sozinho a tocar violão. Em 1998, mudou-se para Ribeirão Preto para estudar Farmácia-bioquímica na Universidade de São Paulo e juntamente ao seu curso de graduação, seguiu seus estudos em música, cursando Violão Popular com o professor Francisco Giffoni, Teoria Musical e Harmonia com Márcio Cintra no Instituto de Música de Ribeirão Preto. Posteriormente, estudou Violão Erudito com Matheus Ferrari que foi aluno do Cláudio José Corradi Júnior da Universidade Sagrado Coração, além de ter estudado Viola Caipira com Sidnei Oliveira, vencedor do primeiro Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola. Em 2008, ingressou no curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos, porém não concluiu o mesmo.

        Participou de diversos Workshops promovidos pelo SESC Ribeirão Preto, nas áreas de Guitarra Flamenca, com Allan Harbas; Composição, com Arismar do Espírito Santo; Tecnologia Aplicada ao Instrumento (violão) no cotidiano profissional, com Ulisses Rocha. Participou da oficina sobre Improviso em Viola Caipira, com Ricardo Matsuda integrante do grupo Anima, e também do "Sambazz WorkShop Show" de Jair Oliveira, sobre o mercado fonográfico e produção musical (eventos ocorridos na USP). Frequentou o Curso de Apreciação Musical do projeto Osesp Itinerante.

        Recentemente concluiu o Curso de Produção Executiva para o Mercado Fonográfico ministrado pelo músico e produtor musical Leandro Fregonesi e está cursando o primeiro módulo do Curso de Áudio do Instituto de Música de Ribeirão Preto.

Como instrumentista, se apresentou em algumas edições do Musicians Session do Instituto de Música de Ribeirão Preto e de Apresentações Musicais de algumas escolas de música da cidade.

        Profissionalmente, Flávio Quintanilha tem atuado como professor, ministrando aulas particulares e em escola da cidade, de Violão Popular e Erudito e de Viola Caipira, teoria musical, harmonia, percepção e prática em conjunto. Paralelamente ao trabalho de ensino musical, elabora arranjos solos para violão e viola caipira, e participa do processo de criação e direção musical de espetáculos teatrais para o público infantil da Felicità Produções Artistícas de São José dos Campos.